quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ecco l'uomo

Esta frase tem atravessado os tempos e encerra em si um forte conteúdo emocional pois anda ligada a acontecimentos marcantes da humanidade, tem um peso específico muito próprio e normalmente anuncia uma chegada que gera grandes expectativas.
Eis o homem ! 

Uma frase simples, mas que pode adquirir uma dimensão extravasante, tanto mais sentida quanto maior for a falência dos valores e a impunidade instalada.
É sempre o grande anuncio que se espera ouvir nas situações mais complexas que as sociedades enfrentam.
Os povos precisam de saber que dispõem de reservas humanas capazes de cumprirem as expectativas e responderem aos anseios das populações.
Quando for maior o declínio e a perda de credibilidade das Instituições, maior será o apelo e a espera por esse anuncio.
A interrogação é constante e espera-se sempre que o Homem venha a aparecer.
A sorte das Nações sempre dependeu da qualidade de quem as dirige.
Infelizmente o nosso País não teve sorte.
Parece que se juntou aqui a escumalha politica adormecida ao longo do tempo.
Perante o descalabro a que se chegou, espera-se que algo de novo, diferente e impactante venha a surgir.
Temos de ser capazes de vislumbrar soluções e encontrar gente capaz de assumir responsabilidades.

A transcêndencia de alguns torna-os mais visíveis sempre que a ética e os valores vão soçobrando perante a ganância  e a impunidade instalada e eles são capazes de se sobrepor e demonstrar a falácia do sistema e a indignidade dos seus principais mentores.
Com efeito, gente indigna e sem escrúpulos foi desenhando um sistema politico que serviu no essencial para arranjarem fortunas colossais e garantirem uma estrutura de estado e de empresas publicas á medida das necessidades familiares e politicas. 
Como corolário das suas façanhas instituíram a corrupção a todos os níveis, ao mesmo tempo que garantiram a impunidade judicial perante os crimes que foram cometendo.

Contra este estado de coisas alguns se foram levantando.
Medina Carreira falou alto e com bom som, sobre as indignidades cometidas por alguns políticos, assim como foi alertando para a criminosa gestão da coisa publica.
Tinha toda a razão. Foi pena não se ter candidatado à presidência da republica. Hoje temos lá um mono.
Mas o País provou que continua a gerar grandes homens.
Paulo Morais pelo que já fez, pelo que já disse e pelo que já escreveu, ganhou credibilidade, confiança e a estatura necessária para poder vir a responder aos anseios desta velha Nação.
Esperemos que brevemente alguém possa dizer;
ECCO L'UOMO !

5 comentários:

Diogo disse...

Tenho toda a admiração por Paulo Morais, mas nenhuma pela democracia representativa. O Paulo Morais, por mais que remasse em sentido contrário, seria imediatamente engolido por essa besta corrupta – que está a soldo da Banca e que tem os todos os Media atrás de si.

Hoje, só acredito na democracia directa.

Força Emergente disse...

Diogo
Como penso que sabe, nós também somos apologistas da DD. O José Maria Martins em conjunto com o Balbino Caldeira lançaram em 2010 o Movimento para a Democracia Direta.
Não sei o que é que o Paulo Morais pensa sobre isso. Embora vá ter hoje uma reunião com ele não o vou questionar sobre esta matéria.
Como o Diogo sabe, a nossa aversão á democracia representativa deriva daquilo que a escumalha politica que por aqui prolifera, construiu.
Uma democracia representativa com outras regras e outras leis será aceitável desde que a acção politica possa ser responsabilizada nos mesmos termos que qualquer outro cidadão e nos seja concedido o direito de eleger mas também poder demitir quem não cumpre os pressupostos eleitorais ou infrinja o ordenamento juridico em vigor.
Aquilo que acima de tudo falhou, não foi tanto o sistema politico mas sim termos entregue a construção do País a um autêntico gang de bandalhos e oportunistas que sem capacidade, conhecimentos ou experiência, se aproveitaram da passividade genética e da "incultura" deste povo, para irem estabelecendo o ordenamento juridico que lhes permitiu levar a cabo a autêntica devassa do património publico e iludir o povo até terem chegado à bancarrota. Aquilo que não podemos esquecer é que não podemos abrandar a pressão e ir tentando por todos os meios pressionando para que os principais responsáveis venham de alguma forma a ser punidos e os bens confiscados.
Aí estão socrates, vara, dias loureiro, valentim loureiro, duarte lima, paulo campos, teixeira dos santos etc, etc, e porque não cavaco silva, pelo menos por omissão.

Anónimo disse...

Por omissão estão todos,não apenas Cavaco Silva.
É necessário um corte radical com as ligações maçónicas e partidárias no aparelho judicial,essencialmente nas cúpulas,verdadeiro feudo dos gangs políticos.
A produção de legislação anti-corrupção não pode ficar nas mãos dos marginais que serão alvo delas.Há que de alguma forma estabelecer um link entre a população e a produção legislativa.
Não podemos delegar nesta escumalha miserável para quem nada é sagrado,nem a pátria nem a nação.

Força Emergente disse...

Caro anonimo
Estamos de acordo. Pouco se aproveita desta escumalha politica. Se calhar nada. É por isso que nós ainda por aqui continuamos nesta busca constante por gente que se diponha a enfrentar diretamente estes canalhas.
Temos que abrir brechas no sistema, se nada acontecer a curto prazo.
Posso informá-lo que algo de muito importante esteve para acontecer há pouco tempo e que poderia ter invertido o actual estado de coisas.

Força Emergente disse...

Caro anonimo
Estamos de acordo. Pouco se aproveita desta escumalha politica. Se calhar nada. É por isso que nós ainda por aqui continuamos nesta busca constante por gente que se diponha a enfrentar diretamente estes canalhas.
Temos que abrir brechas no sistema, se nada acontecer a curto prazo.
Posso informá-lo que algo de muito importante esteve para acontecer há pouco tempo e que poderia ter invertido o actual estado de coisas.